segunda-feira, 26 de abril de 2010

MARTA ANDERSON POR BERTA LORAN


Conheci Marta Anderson ao dirigir uma revista no teatro Brigite Blair. Precisávamos de uma vedete e a Brigite me trouxe a Marta, uma jovem bonita, alta, cintura fina, bumbum saliente, sensual. Louríssima, tipo Marilyn Monroe. Trajava roupa justíssima que constrastava com amaneira de me tratar : Sra. Dona Berta prá lá, Sra. Dona Berta pra cá. Tinha o jeito de ser uma sinhazinha tipo ano 1800 e a exuberância de uma vedete de teatro do tempo do Walter Pinto, pelo menos na aparência ...
Na época, dizia-se casada com um rapaz de quem apanhava muito e me intrigava ver aquela moça tão meiga e linda chegar aos sábados no teatro com um olho roxo e manchas pelas coxas.
Muitas águas rolaram, quando eu soube que ela, Marta teve uma doença que quase lhe destruiu a vida, o que me penalizou demais. Tempos depois, graças a Deus, soube que tinha se curado.
Tornei a encontra-la, anos mais tarde, no programa "A Festa É Nossa", na TV Globo, Marta continuava a mesma moça gentil, respeitando tudo e todos, apesar de bastante avançada até mesmo para o meio artístico.
Agora através desses seus relatos, consigo conheçe-la melhor. Apesar de pouca intimidade que tivemos, sinto que essas histórias são verdadeiras, são contos tirados de sua vida e observação do cotidiano. E toda verdade é bonita.

Berta Loran - Prefácio da auto biografia de Marta Anderson / "Eu, Marta Anderson - Marquesa De Vila Velha / 1984

3 comentários:

  1. Adorei o livro, As aventuras da vida de Marta são deliciosamente narrados em tom coloquial, é daqueles que se saboreia de uma sentada.
    Merecia uma segunda edição. Não lem,bro a editora, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Encontrei a referência copmpleta: ANDERSON, Marta. Eu, Marta Anderson, a marquesa de Vila Velha. Rio de Janeiro : Memórias Futuras, 1984. 196 p. il.

    ResponderExcluir
  3. Disponha, obrigado por visitar meu blog tb.
    abs

    ResponderExcluir